Um dos pontos de cultura no bairro da Saúde, em São Paulo, atende pelo nome de biblioteca Amadeu Amaral, possui uma grande variedade de livros, que estão a disposição dos moradores das redondezas. De acordo com informações encontradas no site oficial da Prefeitura de São Paulo, a biblioteca do bairro da Saúde conta com um acervo de cerca de 28 mil exemplares. Nesta vastidão, encontram-se livros de literatura e informação, revistas, altas, conteúdo multimídia, entre outras obras.

Além de visitar a Biblioteca Amadeu Amaral, no bairro da Saúde, o cidadão ainda tem a possibilidade de procurar por algo especifico no catalogo online do Sistema Municipal de Biblioteca, onde consta todo o acervo de livros. Outra possibilidade é buscar essas informações pelo conteúdo por contato telefônico, pelo número: (11) 5061-3320. A grande maioria dos livros pode ser repassados aos usuários cadastrados na biblioteca do bairro da Saúde.

Qumotoboy-saude-biblioteca-amadeu-amaralem foi Amadeu Amaral que nomeia a biblioteca do bairro da Saúde?

Apesar de ser nome ser preservado até os dias de hoje, quem foi o homem que nomeia a biblioteca do bairro da Saúde? Em 6 de novembro de 1875, nasceu na cidade de Capivari, interior de São Paulo, Amadeu Ataliba Arruda Amaral Leite Penteado.

Filho de jornalista, logo Amadeu Amaral também abraçou a carreira. Aos 11 anos, passou a estudar na capital e cinco anos depois, já estava trabalhando no jornal que seu pai criou na cidade: “Lavoura Comercial”. Posteriormente, acumulou passagens pelos jornais “O Correio Paulistano” e “O Estado de S. Paulo”.

Em 1982, sob o pseudônimo de Max Til publicou seu primeiro soneto no jornal “A Platéia”. Anos depois, em 1899, lançou o primeiro livro de poesias, intitulado Urzes. O objetivo de suas obras eram estimular o crescimento do ser humano.

Teve a honra de no dia 7 de agosto de 1919, ocupar a Cadeira 15 da Academia Brasileira de Letras, que anteriormente foi de posse do poeta Olavo Bilac. Três anos depois, Amadeu mudou-se para o Rio de Janeiro para trabalhar na Gazeta de Notícias e ao voltar a São Paulo, já no ano de 1929, foi eleito Presidente da Academia Paulista de Letras.

Endereço da biblioteca no Bairro da Saúde

A biblioteca que leva o seu nome fica situada na esquina com a Avenida do Cursino, altura do nº 1100, no bairro da Saúde, em São Paulo.