Neste fim de semana, começa oficialmente a temporada 2014 do futebol brasileiro. E em São Paulo não foi diferente. Um ídolo deu o pontapé inicial no Campeonato Paulista. Para a estreia do Campeonato Paulista 2015, com jogo inaugural entre Auxdas e Palmeiras, neste sábado, houve uma homenagem a Osmar Santos.

Além de nomear a bola dos torneios de São Paulo com o nome de “gorduchinha”, o jornalista esportivo deu o pontapé inicial da temporada. Com a torcida já preparada para acompanhar a primeira partida do Campeonato Paulista, houve uma grande cerimônia de abertura com atletas exibindo movimentos do Freestyle.

motoboy-Paulistao-tacaLogo depois, o cantor Péricles subiu ao gramado da Allianz Parque e animou o público e cantou o hino nacional para dar início a disputa pelo título do Campeonato Paulista 2015.

Jornalista dá pontapé inicial no Campeonato Paulista

Com o fim da execução do hino nacional, o jornalista homenageado se encaminhou até o meio-campo e deu o pontapé inicial do Campeonato Paulista e foi aplaudido pelos torcedores. A primeira rodada do Campeonato Paulista, que iniciou neste sábado, se encerra com jogos neste domingo.

Campeonato Paulista em números

No Campeonato Paulista de 2014, o Ituano, equipe do interior do estado, sagrou campeão após vencer o Santos. Foram 158 kphps e 422 gols marcados na edição do ano passado. O maior campeão da história do Campeonato Paulista é o Corinthians com 27 títulos, sendo seguido pelo Palmeiras com 22, São Paulo com 21 e na quarta colocação aparece o Santos, com 20 conquistas, conforme números da Futpédia.

Desde o primeiro Campeonato Paulista, realizado em 1902, já foram realizadas 123 edições, contabilizando 20.042 partidas oficias, com um total de 59.719 gols, com média de 2.29 tentos por partida.

Artilheiro do Campeonato Paulista

O melhor jogador de futebol de todos os tempos, Edson Arantes do Nascimento, o rei Pelé também entrou para história do Campeonato Paulista. Pelé foi onze vezes artilheiro do campeonato, sendo nove consecutivas, numa delas, em 1958, fez 58 gols – recorde absoluto e quase que imbatível.

Divisões do Campeonato Paulistamotoboy-times-campeonato-paulista

Além da primeira divisão, mais conhecida como Campeonato Paulista A1, existem outras divisões do Paulistão. Desde 1946, é realizada a segunda divisão ou A2. A partir de 1954, foi instituida a ‘Série C’ do Campeonato Paulista: A3. Contudo, ainda há a quarta divisão, que conta com praticamente três níveis de disputa as séries: B1, B2 e B3.