A juventude que reside no bairro da Freguesia do Ó tem um lugar destinado a cultura para chamar de seu. Situado na Zona Norte de São Paulo, perto do Terminal de Ônibus Vila Nova Cachoeirinha, o Centro de Cultura e Juventude Ruth Cardoso é, hoje em dia, o único centro de referência de Cultura e juventude na cidade de São Paulo, de acordo com informações do site oficial da entidade.

O Centro na Freguesia do Ó é coordenado por Administração Direta, como Departamento da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de São Paulo. O nome, uma homenagem a ex-primeira dama e mulher do presidente da república Fernando Henrique Cardoso, foi oficializado pelo pelo Decreto 50.121/2008, e o CCJ ficou denominado como Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso.

Centromotoboy-centro-cultural-freguesia-o de cultura para juventude da Freguesia do Ó

O Centro Cultural da Juventude (CCJ), equipamento da Secretaria Municipal de Cultura, é o maior centro público destinado ao apoio dos jovens de São Paulo. Criado no dia 27 de março de 2006, o Centro, localizado dentro do bairro da Freguesia do Ó.

O centro da Freguesia do Ó possibilita a variedade dos temas ligados as experiências da juventude através da cultura, sempre com foco na formação de lideres entre os jovens a partir de atrações culturais variadas, trazendo o jovem para dentro das atividades e não apenas na função de espectador. O objetivo é fazer com as crianças e os adolescentes se sintam a vontade para criar, organizar e ainda promover ideias e programas tanto no espaço como em outros locais de São Paulo.

Ações feitas pelo Centro de Cultura da Juventude

Entre as inúmeras ações propostas dentro do Centro de Cultura, no bairro da Freguesia do Ó, vale a pena ressaltar apresentações e oficinas teatrais, shows de música, aulas e espetáculos de circo e de dança, cinema, debates, encontros e saraus, horta comunitária e oficina de bicicletas, cozinha experimental de alimentação saudável, núcleos de comunicação comunitária e de produção audiovisual e cursos de formação profissional.

Centro de Cultura na Freguesia do Ó

O CCJ conta com biblioteca, anfiteatro, teatro de arena, sala de projetos, laboratório de idiomas, laboratório de pesquisas, estúdio para gravações musicais, ilhas de edição de vídeo e de áudio, ateliê de artes plásticas, sala de oficinas e galeria para exposições dentro da Freguesia do Ó.