Um dos bairros mais prestigiados de São Paulo, o Jardim Paulista, também abriga diversas opções para quem deseja se divertir, fazer compras ou, simplesmente, passar o tempo livre fora de casa. Localizado na tradicional Avenida Paulista, o Conjunto Nacional, dentro do Jardim Paulista, tem um ritmo dinâmico bastante semelhante ao da maior cidade do Brasil.

Ponto de diversão no Conjunto_Nacional_03Jardim Paulista

O complexo conta com lojas, restaurantes, livrarias e apartamentos. Fundado em 1958, o local é conhecido historicamente por ser o primeiro shopping center de toda a América Latina. Erguido em um período em que o Jardim Paulista, e especialmente, a Avenida Paulista era recheada de grandes mansões, o Conjuntos Nacional foi um dos elementos de transformação local, quando a região deixou de ser o abrigo dos grandes barões do café e se tornou o verdadeiro coração financeiro do país.

O local, dentro do Jardim Paulista, ganhou fama ao receber um famoso restaurante e começar a promover jantares dançantes, que agitavam a cidade e tinham a presença de astros internacionais. Contudo, com a complicada situação política brasileira após o início da Ditadura Militar, o restaurante acabou fechando.

Estrutura do local dentro do Jardim Paulista

Hoje em dia, o Conjunto Nacional é dividido entre o prédio horizontal, no qual há estabelecimentos comerciais e o complexo residencial, no edifício Horsa, situado também no Jardim Paulista. O centro comercial abriga a da Livraria Cultura, academia, casa de câmbio, drogarias e lojas, além de duas salas do Cine Livraria Cultura. No Conjunto também funciona uma unidade da Caixa Cultural, onde ocorrem exposições e apresentações de dança e teatro.

Outra característica que chama a atenção do complexo é o imenso relógio, que fica no ponto mais alto do prédio. Inaugurado em 1962, o relógio luminoso que tem a marca do Banco Itaú pode ser avistado a mais de cinco quilômetros de distancia.

Outra característica marcante do complexo é o grande relógio localizado no alto do edifício Horsa. Construído paulistaem 1962, o gigante luminoso que ostenta a marca do Banco Itaú pode ser visto a mais de cinco quilômetros de distância.

Localização do Conjunto Nacional

O Conjunto Nacional fica localizado na Avenida Paulista, número 2073, no bairro Jardim Paulista, na cidade de São Paulo.