O futebol tem novo nome, mas o mesmo endereço na Barra Funda. O estádio Allianz Parque, antigo Palestra Itália voltou a receber partidas. Contudo a sua história começa na virada do século 19. Nesta época, a Companhia Antarctica Paulista construiu o Parque da Antarctica a fim de oferecer aos seus empregados um lugar de descaso na Barra Funda. O espaço continha 300 mil metros quadros, com grande quantidade de árvores, parque, e um dos primeiros campos de futebol de São Paulo.

De acordo com o site do Palmeiras, nmotoboy-barra-funda-Estádio-Palestra-Itália2o dia 3 de maio de 1902, o Mackenzie College derrotou o Germânia, no Parque Antarctica, no primeiro torneio oficial do país, o Paulista. Em 1917, o Palestra Itália começou a disputar suas partidas no estádio da Barra Funda.

Palestra Itália fixou sua casa dentro da Barra Funda

Já em 1920, o clube comprou o campo de futebol e a boa parte do terreno do Parque Antarctica, situado na Barra Funda. No dia 16 de maio de 1920, aconteceu o primeiro jogo oficial do Palestra Itália como dono do estádio.

Segundo consta no site do clube, o Palestra derrotou o Bangu, por 6 a 0, pelo Torneio Rio-São Paulo, no dia 13 de agosto de 1933, data da inauguração do Stadium Palestra Itália. Contando com arquibancadas de concreto, o estádio era considerado o mais moderno e preparado do país na época.

Gloriosa década de 1990

Nos anos 1990, o clube, já rebatizado como Sociedade Esportiva Palmeiras, promoveu diversas melhorias no estádio de futebol da Barra Funda. Além disso, o Palestra Itália recebeu grandes decisões como Campeonatos Paulistas, Brasileiros, Copa Mercosul e a Libertadores de 1999. Além disso, foi no gramado palestrino que a Seleção Brasileira atuou pela primeira vez em São Paulo, no bairro da Barra Funda.

Construção da arena impulsiona a Barra Fundamotoboy-barra-funda-estadio-palmeiras

No dia 9 de julho de 2010, Palmeiras e Boca Juniors entravam em campo para o jogo de despedida do saudoso estádio Palestra Itália. Depois da partida, o local passou por obras para a construção da nova arena, rebatizada como Allianz Parque, que deve impulsionar o bairro da Barra Funda.

Afinal, o estádio na Barra Funda é uma das melhores ares do mundo. Além dos jogos de futebol, sediará mega shows, eventos corporativos, abrigas lojas, restaurantes e diversas opções de entretenimento, que facilitarão a vida dos moradores da Barra Funda.