A história do bairro do Butantã tem início ainda na época em que os bandeirantes exploravam o país. A atual área do Butantã era destino de bandeirantes e padres jesuítas, que se dirigiam ao interior do Brasil. A sesmaria foi formada em torno de 1607 e teve diversos nomes: Ybytatá, Uvatantan, Ubitatá, Butantan e, posteriormente, Butantã, que quer dizer: terra socada e muito dura e lugar de fontes ventos.

De acordo com informaçõmotoboy-bandeirantes-butantaes da Prefeitura de São Paulo, em 1759, os terrenos foram confiscados e vendidos. E nos séculos 17 e 18, foram erguidas a Casa do Sertanista e a Casa do Bandeirante, tombadas como patrimônios históricos.

Progresso chega ao Butantã com a ciência

O progresso da região do Butantã começou com o início de 1900, especialmente, após a instalação do Instituto Butantã e da Cidade Universitária. O instituto iniciou suas atividades em 1901, segundo dados históricos da Prefeitura de São Paulo. O objetivo era lutar contra uma epidemia de peste bubônica em Santos.

Desta forma, foi aberto um laboratório próximo ao Instituto Bacteriológico, que pouco tempo depois passou a realizar pesquisas científicas para produção de soros. Em 1925, o local foi oficialmente chamado de Instituto Butantã, considerado patrimônio histórico desde 1981. Sendo que o lugar que recebe suas instalações faz parte da construção que continha o campus da Universidade de São Paulo.

Butantã se torna região residencial

Na segunda década do século, as localidades Vila Lageado, Vila Butantã, Cidade Jardim, entre outros, começaram a se proliferar no Butantã. Dez anos depois, foi a vez do surgimento do Peri Peri, Vila Clodilte, Vila Gomes, Água Podre e Caxingui. Anos depois, as vilas Jardim Guedala, Previdência, Vila Progredior, Vila Hípica, Jardim Ademar, Jardim Trussardi, Vila Pirajussara foram incluídas no mapa da região.

A partir da década de 1940, a região passou a contar com pequenas propriedades agrícolas, fato que mudou a partir de 1948, quando o Butantã se transformou em uma região voltada a habitação familiar.

Intercâmbio com as redondezasmotoboy-Instituto-butanta

A maior parte da região do Butantã, atualmente administrada pela Subprefeitura do Butantã, está ligada diretamente às cidades próximas de Osasco e Taboão da Serra. Confor  me dados disponibilizados no site da Prefeitura da Grande São Paulo, o intercâmbio entre essas cidades e a Grande São Paulo é gigantesco nos setores de serviços, lazer e comércio.