Em 1910, surgia um novo terreno dividindo o que antes eram chácaras em um bairro. O empresário Rodolpho Miranda, proprietário da Companhia Urbana e Predial, decidiu fazer uma homenagem a sua esposa Aretusa Pompéia e deu a nova localidade o nome de Vila Pompéia.

Logo, a instalação de diversas indústrias na região oeste de São Paulo, acabou chamando a atenção de imigrantes que compraram faixas de terra, onde acabaram construindo suas casas. A maior parte era de italianos, contudo, o novo bairro da Pompéia também abrigava espanhóis, portugueses, húngaros, que eram funcionários das fábricas.

Expansão da Vila Pompéia

Entretanto, o momento de expansão da Pompéia ocorreu com a vinda dos padres Camilianos. Estes religiosos foram encaminhados a diversas partes do país, e em São Paulo, se instalaram na região da Pompéia, que na época se tratava de um conjunto de fazendas com uma capela. Com a participação dos padres, em seguida, foi erguida Casa dos Camilianos, o primeiro seminário e uma policlínica, já que a Ordem tinha por objetivo cuidar dos doentes. Desta forma, se criou o primeiro povoado a Vila Pompéia.

Família Matarazzo na história da Pompéia

Vale destacar também a influência da família Matarazzo no desenvolvimento da Vila Pompéia. Com uma saga repleta de problemas e conquistas, esta família tem um grande motoboy-bairro-pompeia-Família-Matarazzopeso na história do bairro, afinal, o seu empreendimento mais importante foi erguido na terra diante do que atualmente é o Shopping Bourbon, entretanto, até a metade da década de 1990 se localizava o Shopping Matarazzo.

A grande parte dos habitantes da Vila Pompéia chegaram com o desejo de conseguir um trabalho na indústria do grupo Indústrias Reunidas Francesco Matarazzo (IRFM), com sede no bairro da Pompéia.

Vila da Pompéia cresceu em torno de uma capela

Na verdade, o bairro tomou forma ao redor de uma singela capela, que recebeu o nome em função de uma homenagem particular, porém, de maneira extremamente ligeira obteve uma ligação indestrutível com a padroeira Nossa Senhora. do Rosário, igreja que se é localizada, na cidade do Monte Vesúvio, na Itália.

Pompéia está em constant e transformaçãmotoboy-bairro-pompeiao

Hoje em dia, as construtoras tratam de modelar o bairro já pensando no futuro, chamando a atenção da população e atraindo um número crescente de moradores e novas possibilidades para o bairro da Pompéia. Fica evidente que a Pompéia surgiu como um bairro recheado de casas, sítios e sistema rural e, atualmente, se apresenta como um local repleto de edifícios com arquitetura moderna.