A história do bairro Freguesia do Ó começou poucos anos depois da chegada de Pedro Álvares Cabral ao Brasil. A história da Freguesia do Ó tem início ainda em 1580, quando o bandeirante Manoel Preto ergueu a sede de sua fazenda na região. O bairro da Freguesia do Ó, que é um dos mais antigos da cidade de São Paulo, enfrentou diversas fases até chegar aos seus cerca de 130 mil moradores.

Antigamente, a região da Fregmotoboy-igreja-freguesia-do-ouesia do A era considerada somente um ponto de parada para viajantes do ouro do Pico do Jaraguá, todavia, depois a área se fortaleceu ao se transformar em um grande centro de economia agrícola, com foco na produção de cana-de-açúcar, que era destinada para a fabricação da conhecida Caninha do Ó. Esse estilo de povoado seguiu até o começo da urbanização em São Paulo.

Importância da religião na Freguesia do Ó

O fundador Manoel Preto ergueu a capela Nossa Senhora da Esperança para os antigos habitantes por volta de 1610, no local onde atualmente está situada a Matriz Velha. Por causa da passagem do tempo, uma outra capela foi construída no local em 1764. Contudo, um incêndio na capela forçou os moradores da Freguesia do Ó a construírem outra ainda maior, em um lugar que receberia o nome de Nossa Senhora do Ó, no novo Largo da Matriz.

Pontos de diversão na Freguesia do Ó

A Freguesia do Ó também oferece boas opções de diversão para os visitantes. O boteco FragÓ, que fica em um casarão no Largo da Matriz, já recebeu diversos prêmios, incluindo o melhor petisco e também o de melhor boteco de São Paulo pela Revista Veja São Paulo.

Festas tradicionais da Freguesia do Ó

Há diversas festas populares no calendário da Matriz. Em abril, ocorre a Festa do Divino e em maio é vez de acontecer o Assentamento da Cruz e no mês de agosto, é hora de festejar a Nossa Senhora do Ó. O carnaval também é uma época festiva na Freguesia, que conta com a animação da escola de samba, Rosas de Ouro.

Centro Cultura na Freguesia do Ómotoboy-capela-freguesia-do-o

O Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso também é uma opção de entretenimento na Freguesia do Ó. Oficinas, cinema, espetáculos de teatro, dança e música dão o tom para o espaço que homenageia a ex-primeira dama brasileira, Ruth Cardoso, ex-mulher de Fernando Henrique Cardoso.