A história do bairro de Jabaquara é intrigante e ligada a história de São Paulo. No idioma indígena tupi guarani, a palavra Jabaquera tem origem em YAB-A-QUA-A, que quer dizer rocha ou buraca. A área, que era uma das posses do padre José de Anchieta, não passava de uma selva deserta que abrigava escravos que escapavam de seus donos. A região da Jabaquara também era famosa por servir como lugar de repouso para viajantes que se destinavam a Santo Amaro e à Borda do Campo até o começo do Século 17, quando a área passou a receber fazendeiros, que se instalavam na região da Jabaquara e fundavam estabelecimentos rurais e comerciais.

Fundação do Parquemotoboy-rocha da Jabaquara

Já perto da virada do século 19, a área, hoje tomada pelo bairro da Jabaquara, ficou muito mais conhecida depois que a Prefeitura fundou o Parque da Jabaquara, p  onto extremamente reconfortante e muito apropriado para a diversão em família, passeios, caminhadas e piqueniques.

Desenvolvimento do Bairro da Jabaquara

Por volta da década de 1930, houve a instalação dos bondes e a abertura do Aeroporto de Congonhas já no ano de 1940, fatos que contribuíram de forma gigantesca para o crescimento do bairro da Jabaquara. Entretanto, ainda mais importante foi a construção da Paróquia São Judas Tadeu em 1940, cumprindo um desejo do acerbispo Dom José Gaspar Afonso e Silva.

De acordo com informações históricas do site da Prefeitura de São Paulo, a devoção ao padroeiro rendeu ao bairro da Jabaquara nova leva de habitantes. Posteriormente, em 1974, foi erguida a estação Jabaquara do Metro, impactando drasticamente o ambiente da região e impondo um ar mais urbano ao bairro da Jabaquara.

Bairro residencial no Jabaquara

Na parte mais alta da Jabaquara, os engenheiros Hugo e Arthur Brandi elaboraram um projeto para dividir o grande terreno. Todo esse trabalho foi feito, com objetivo de preservar a mata nativa. A região se transformou em um lote residencial bem tranquilo. Os terrenos contavam com mais de 1500 metros quadrados e os habitantes, a maioria formada por descendentes de alemmotoboy-bairro-jabaquaraães, plantavam árvores ornamentais e frutíferas. Posteriormente, muitas pessoas decidiram morar no Jabaraquara e os novos residentes decidiram lotear novamente o terreno em partes menores.

Na formação do bairro de Jabaquara, duas famílias tem grande importância histórica: Rocha Miranda e Cantarella, sendo que o clã Cantarella era proprietário do Sitio da Ressaca, que se situa na vizinhança do Centro Cultural da Jabaquara.