O surgimento do bairro da Lapa está profundamente ligado ao início da ocupação de São Paulo de Piratininga. De acordo com um histórico disponível no site da Prefeitura de São Paulo, a primeira informação sobre a área da Lapa é de 1581, no momento em que os jesuítas ganharam uma sesmaria às proximidades do Rio Emboaçava, posteriormente, nomeado Pinheiros.

A partir da metade do século 17, destacou-se a Fazendinha da Lapa. Em torno de 1743, os padres jesuítas abandonaram a propriedade. Ainda em 1765, toda a região de Emboaçava contava com somente cinco casas e nada mais do que 31 moradores.

Lapa viveu apogeu motoboy-Lavoura-café-lapada cana e do café

Já no apogeu do comércio de cana de açúcar, o movimento de tropas da rota que ligava a Vila de Itu a São Paulo e o litoral foi modificado em função da precariedade da ponte sobre o Rio Pinheiros. Entretanto, a produção do café logo se tornou a grande fonte de renda de toda a região da Lapa.

Neste período, o centro da cultura cafeeira mudou do Vale do Paraíba para Campinas. Desta forma, para facilitar o escoamento dos grãos para o exterior, foi inaugurada em 1867, uma estrada de ferro que ligava Santos a Jundiaí, com passagens por São Paulo.

Lapa: bairro urbano

Ocorreu nesta época, o início da disposição dos fatores que definiriam a Lapa como um bairro urbano e moderno da cidade. As propriedades rurais familiares passaram a ser loteadas, chamando a atenção de imigrantes, especialmente, de origem italiana.

A ferrovia estimulou o aparecimento das primeiras indústrias da região da Lapa, que se beneficiaram com a proximidade com o rio Tiete. Houve uma proliferação das companhias nas três décadas seguintes. E por volta de 1930, as indústrias começaram a se deslocar para outras áreas.

Na mesma época, a Lapa de Baixo começou a contar com uma boa infraestrutura urbana. Surgiram escolas, estabelecimentos comerciais, o boné, os cinemas, a imprensa e a iluminação pública. Logo, o Largo da Lapa se tornou o primeiro polo comercial da região.

Expansão do bairro da Lapamotoboy-rodovia-anhanguera

Com o aumento dos bondes, o comércio na Lapa de Cima também aumento consideravelmente. De acordo com histórico publicado no site da Prefeitura, como polo urbano de ligação entre os bairros e cidades da Zona Oeste, a Lapa observou a expansão de um comércio que virou um dos mais importantes de São Paulo.

Já em 1943, com a criação da rodovia Anhanguera, o bairro passou por grandes mudanças e ocorreu mais um desenvolvimento acelerado do comercio local e urbano nos últimos 50 anos.