O nome do bairro do Tatuapé tem origem no idioma indígena tupi-guarani: Tatuapé, que quer dizer: o Caminho do Tatu. Atualmente, o bairro faz parte da subprefeitura da Mooca, na maior cidade do Brasil, São Paulo. Mas, a trajetória do distrito é quase tão antiga quanto à do país.

De acordo com informações motoboy-tatuape-metrodo site da Prefeitura de São Paulo, a história do Tatuapé teve seu pontapé inicial por volta de 1560, quando o fundador da cidade de Santos, Brás Cubas, fez o caminho da Serra do Mar atrás de ouro. Já no planalto, Brás Cubas encontrou o ribeirão “Tatu-apé”, mas, seguiu seu caminho até a foz do rio Grande, hoje em dia Rio Tietê, onde resolveu se estabelecer.

Progresso na região do Tatuapé

Até o fim do século 19, o progresso na região ocorreu de forma lenta. Mas, com a construção de uma chácara, pertencente ao italiano Benedito Marengo, a produção de uva começou e se intensificou rapidamente, fato que fortaleceu a região economicamente.

Já nas décadas de 1920 e 1930, o bairro começou a contar com indústrias de bairro, em sua grande maioria, olarias, que se instalavam no Tatuapé em função da boa terra e rica em argila. A boa fase deste ramo durou até os anos de 1970, quando iniciou a saída em massa das industriais para o interior paulista em função da garantia de maiores incentivos fiscais. Com a debandada, o bairro viveu uma nova etapa com valorização dos terrenos, crescimento do comércio de alto nível e adesão em larga escala de novos moradores.

Cultura no bairro do Tatuapé

Conforme dados disponibilizados pela Prefeitura, o bairro conta com diversos espaços públicos voltados ao entretenimento e propagação da cultura. Um dos pontos principais é a Casa do Tatuapé, construída ainda no século 17 que faz parte de um grupo de obras históricas do Museu da Cidade. A Casa do Tatuapé está a disposição da população para visitas.motoboy-tatuape-praca

Outros lugares culturais são as quatro bibliotecas localizadas no distrito: a Biblioteca Cassiano Ricardo, voltada para em Música, Biblioteca Hans Christian Andersen, com temática destinada aos Contos de Fadas), a Biblioteca Professor Arnaldo Magalhães de Giácomo e a Biblioteca Paulo Sérgio Duarte Milliet

Além disso, o Tatuapé possui inúmeros pontos comerciais, com destaque para os shoppings Metrô Tatuapé e Boulevard Tatuapé. Vale lembrar ainda que o Tatuapé também é conhecido por abrigar a sede de um dos maiores clubes de futebol do Brasil, o Corinthians.