O bairro do Itaim-Bibi, na cidade de São Paulo, conta com um espaço destinado a cultura: a Biblioteca Infantil Anne Frank. A história da biblioteca do Itaim-Bibi começou em um prédio na Rua Santelmo, nº 1. Não era nada mais do que uma residência adaptada, perto de um parque infantil da Prefeitura de São Paulo. Nas redondezas, as ruas ainda eram de terra e o transito de carros eram mínimo.

Criação da biblioteca do Itaim-Bibi

A biblioteca do Itaim-Bibi foi aberta ao público no dia 25 de janeiro de 1946, contudo, sua inauguração oficialmente só ocorreu de fato em 16 de junho de 1947, com o início do funcionamento total das salas de leitura. Em outubro daquele ano, foi instalado um ambiente que serviu de cinema para as crianças.

Após seis anos, a biblioteca do Itaim-Bibi já apresentava um bom número de adeptos e o lugar se tornou insuficiente para dar conta de suas necessidades. Desta forma, no dia 23 de fevereiro de 1953 foi lançada a pedra fundamental do novo prédio, em um terreno de 1200 m². As obras de ampliação duram dois anos. Segundo dados do site da Prefeitura de São Paulo, a Biblioteca Infantil do Itaim-Bibi e o Teatro Infantil foram reinaugurados no dia 17 de maio de 1motoboy-anne-frank-itaim-bibi955, em uma rua ainda sem calçada e iluminação pública.

Homenagem a heroína da Segunda Grande Guerra

No dia 28 de junho de 1962, a Biblioteca do Itaim-Bibi teve seu nome alterado e passou a homenagear Anne Frank, uma jovem escritora que se tornou símbolo de esperança diante dos horrores da Segunda Guerra Mundial. Anne Frank ganhou fama mundial após a publicação de seu diário, onde relata todos os momentos em que ficou escondida com sua família na Holanda.

Ônibus-biblioteca no Itaim-Bibi

No início de 1995, a biblioteca do Itaim-Bibi repassou algumas de suas repartições para o EMEI Tide Setúbal, cujo prédio foi demolido para a construção de um novo edifício. Neste período, a biblioteca ficou em um espaço bastante limitado, em uma única salamotoboy-onibus-movel, na qual era feito o atendimento de pesquisa e empréstimo.

E um ônibus-biblioteca foi colocado no lado de fora para continuar com o empréstimo de livros. Em janeiro do ano seguinte, a Biblioteca do Itaim-Bibi foi reaberta totalmente em uma grade festa. Já em 2003, a biblioteca passou por uma reforma e modernização.