Um dos maiores estádios particulares do país, oficialmente, nomeado Estádio Cícero Pompeu de Toledo, mas, conhecido mundial como Morumbi, pertence a um dos principais times de futebol do Brasil, o São Paulo Futebol Clube e também recebe inúmeros acontecimentos esportivos e de entretenimento.

Mais do que apenas sediar as vitórias e comotoboy-são-paulo-futebol-morumbi_estádionquistas do São Paulo, o Morumbi também foi campo de importantes fatos da história paulistana como partidas da Seleção Brasileira de futebol, a visita do santíssimo Papa João Paulo II e ainda espetáculos de grandes nomes da música internacional como Paul McCarney, Madonna, U2, dentre outros.

Resgatando a  história do Morumbi

O projeto do estádio foi feito pelo arquiteto Vilanova Artigas. De acordo com informações do site oficial do São Paulo F.C., o início da construção do Morumbi ocorreu em 1952 e demorou cerca de 18 anos para ser concluída.

Em 2 de outubro de 1960, houve uma inauguração parcial em um jogo amistoso contra o Sporting, equipe de Portugal, na qual o Tricolor sagrou vitorioso com Peixinho, entrando para a história ao marcar o primeiro gol do Morumbi. Mas, aconteceu apenas em 1970, a inauguração completa do estádio do Morumbi.

A origem do nome oficial do Morumbi

Quem foi e por que o estádio do São Paulo foi oficialmente batizado com este nome? Conforme consta no histórico disponibilizado pelo clube, Cícero Pompeu de Toledo entrou para história tricolor ao ser considerado até hoje um dos mais importantes presidentes do time. Além disso, Cícero era conhecido por ser um dos idealizadores da construção de um estádio próprio para o time. Ele morreu no processo de construção do Morumbi e o estádio foi batizado em sua homenagem.

Infraestrutura do estádio do Morumbimotoboy-estadio-Morumbi-hall-interior

Quando foi inaugurado, em 29 de janeiro de 1970, o Morumbi tinha capacidade para 149.408 pessoas, mas, desde novembro de 2013, essa quantia foi reduzida para 67.052 torcedores.

A área do total do Morumbi é de 154.520 m², com 62.450 m² destinados ao público. Já as medidas oficiais do campo são de 72.7 metros por 108.25 metros, contando com dois bancos de reservas com 12 assentos cada.

Além disso, o Morumbi possui para conforto dos torcedores, jornalistas e demais profissionais: 81 lanchonetes, 51 banheiros, 105 guichês para vendas de ingressos, posto policial, posto médico de emergência, sala e tribuna para atendimento à imprensa e cinco vestiários, sendo dois profissionais, mais dois amadores e um cômodo especifico para os árbitros.