O Instituto Butantã, gerido pela Secretária de Estado da Saúde de São Paulo, é uma das referências mundiais no ramo de pesquisa biomédica. De acordo com informações disponibilizadas no site oficial, a instituição produz aproximadamente 51% das vacinas e 56% dos soros de utilização profilático e curativo no país.

Ações do Institmotoboy-instituto-butantauto Butantã

Hoje em dia, o órgão possui pesquis as voltadas aos setores de Biomedicina, Farmacologia, Biologia e Biotecnologia, sempre visando a melhoria da saúde pública. Também é de responsabilidade do instituto a organização de ações cientificas por meio da Organização Mundial e Panamericana de Saúde, Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e da Organização das Nações Unidas (ONU).

Além disso, o Butantã também trabalha em prol do futuro e da profissionalização do ramo de pesquisa com a organização e oferecimento de cursos em vários níveis de especialização desde cursos tecnológicos, pós-graduação, possibilidade de estágios, fóruns de debates e seminários.

População pode conhecer o Instituto Butantã

Muito mais do que um centro de pesquisa e estudo, o Butantã ainda guarda a função de ser um local de visita e diversão para a população em geral. O lugar abriga um parque de, segundo informação institucional, 80 hectares com grande parte de área verde. Ainda oferece a possibilidade de visitar museus, macacário e serpentário e todos os anos, mais de 300 mil turistas passam pelo instituto.

Criação do Butantã

O Instituto do Butantã foi criado para combater o avanço de peste bubônico na cidade litorânea de Santos no ano de 1899. Um laboratório iniciou suas atividades para facilitar o desenvolvimento de soro para conter o surto. Com o bom trabalho, o laboratório recebeu aval e atingiu a alcunha de instituição autônoma e recebeu o nome de Instituto Serumtherápico, e teve como primeiro diretor o médico Vital Brazil Mineiro da Campanha, especialista em problemas de saúde pública.

O diretor aumentou as ações do Instituto Butantã, que investiu no ramo de pesquisas. Logo, a iniciativa alcançou grande reconhecimento e ainda na década de 1910, o órgão começou a ganhar prestigio em todo o mundo.

Valores que regem o Instituto Butantãmotoboy-parque-instituto-butanta

Prestigiado mundialmente, o Instituto Butantã é regido de acordo com sete valores fundamentais: a valorização dos recursos humanos, compromisso com a sociedade acima de tudo, primando essencialmente pela qualidade em seus serviços, a manutenção do meio ambiente, a interação com a comunidade, a procura incessante pela inovação em todos os setores das pesquisas médicas e o respeito garantido a todas às formas de cultura e à todas as etnias.