A rua Heitor Penteado é uma via com grande importância dentro da maior cidade do Brasil. A rua Heitor Penteado tem destaque, sendo uma via da Zona Oeste da cidade de São Paulo, que faz a ligação entre a área da Avenida Paulista e Avenida Doutor Arnaldo para a Lapa e a região do Alto de Pinheiros.

A Heitor Penteado ainda tem seu trajeto que passa nas proximidades dos bairros de Perdizes, Sumarezinho, Jardim das Bandeiras, Vila Madalena, Vila Anglo-Brasileira e Alto de Pinheiros.

Rua Heitor Penteado corte lote residencial

Os arredores da Rua Heitor Penteado são, basicamente, ocupados por casas e áreas residenciais, especialmente, na parte entre a Avenida Doutor Arnaldo e a Avenida Pompeia. E é, justamente neste trecho que se situa a Estação Vila Madalena do Metrô de São Paulo.

Nome da rua é hmotoboy-rua-Heitor-Teixeira-Penteadoomenagem a Heitor Penteado

De fato, o nome da rua Heitor Penteado é uma homenagem ao advogado Heitor Teixeira Penteado, nascido no ano de 1878, em Campinas, onde desempenhou importantes funções. Além disso, comandou grandes obras como a Praça Carlos Gomes, a elaboração do serviço elétrico na cidade, reforma do Bosque dos Jequitibás, Praça São Benedito, Palácio dos Azulejos, Praça Luís de Camões.

Heitor Penteado ainda acumulou passagens como advogado, deputado federal, vice-presidente do governo, e, por nove anos, prefeito de Campinas (três vezes consecutivas, de 1911 a 1920). Heitor Penteado também contribuiu com o crescimento de São Paulo, por exemplo, foi o responsável pela construção do Ginásio do Ibirapuera.

Com a Revolução política de 1930 que levou Getulio Vargas ao poder e decretou o Estado Novo, Heitor Penteado largou definitivamente a política e decidiu trabalhar com agricultura. Contudo, seis anos depois, voltou a atuar como figura pública, ao ser eleito novamente para o cargo de vereador. Heitor Penteado morreu em maio de 1947.

Parentes de Heitor Penteado ainda residem na rua

Coincidentemente, ainda existem registros de que descendentes de Heitor Teixeira Penteado continuam residindo na rua, que agora leva o seu nome. No período histórico em que Heitor Teixeira ocupava o posto de governador, a nomeação das ruas dos bairros poderia ser a mesma que das vias centrais. Desta forma, em homenagem a sua família, foi destinado a essa rua o nome Heitor Penteado.