O Jardim Paulista, bairro de São Paulo, é cortado por importantes vias da maior cidade do Brasil. E uma das mais famosas ruas dentro do Jardim Paulista é, justamente, a Rua Augusta. Contudo, a Rua Augusta nem sempre foi um dos refúgios da juventude de classe média, décadas atrás, a rua do Jardim Paulista enfrentou uma crise que mudou radicalmente a sua identidade.

Rua Augusta dentro do Jardim Paulista

Aberta em 1891, a Rua Aumotoboy-rua-augustagusta sempre abrigou os jovens. Desta forma, foi natural que diversas escolas começaram a surgir ao seu redor. Logo os cinemas também ganharam vez dentro da Rua Augusta, sendo lotados, em sua maior parte, por estudantes. No começo de sua história, o projeto para a rua do Jardim Paulista era ser um elo de ligação entre o centro e a Avenida Paulista, afinal, seu declive era menor do que em outras possibilidades, tornando o acesso dos pedestres mais fácil.

Mudanças na rua do Jardim Paulista

Com o passar do tempo, a chegada maior de moradores ao Jardim Paulista resultou na construção de prédios maiores por toda a Rua Augusta. Já nos anos 50, a ideia de arquitetura mais apropriada foi de edificio de uso compartilhado, ou seja, prédios com comércio na parte térrea e moradias nos andares superiores. Esta alternativa foi importantíssima para o restante da rua do bairro do Jardim Paulista.

Neste primeiro instante, essa opção arquitetônica possibilitou o avanço do comercio elitista e as famílias mais ricas tornando o local seu centro de compras. Contudo, a situação mudou já nos aos seguintes, e problemas de infraestrutura distanciaram as classes mais altas da região.

Década de 1970 muda reputação da Augusta

Uma grave crise imobiliária, gerada no meio da década de 1970, promoveu drásticas mudanças nos arredores da Ruamotoboy-rua-augusta-predio Augusta, no Jardim Paulista. Muitas destas construções de uso misto deram lugar a prostíbulos, ou “casas de massagem”. Apesar do auge deste tipo de atração ter sido dos anos 70 até a década de 90, a fama persistiu por muito tempo na região.

A reputação começou a ser esquecida nos anos 200, quando diversas casas noturnas, boates de fato, começaram a se instalar e devolver a Rua Augusta a concentração da juventude de classe média. Este redescoberta da região da Augusta, dentro do Jardim Paulista, está causando uma valorização nos imóveis da região e a construção de novos prédios.