A biblioteca do Bairro da Saúde, na cidade de São Paulo, está situada em uma área tombada pela CONPRESP através da Resolução nº 16/02 de 27 de agosto de 2002, de acordo com informações históricas disponíveis no site da Prefeitura de São Paulo.

A biblioteca, do bairro da Saúde, foi erguida seguindo a tendência do pensamento disseminado pela Arquitetura Moderna, presente no período histórico de 1920 e 1970, com projeto de autoria dos arquitetos Aluísio da Rocha Leão e José Augusto Barros Arruda. A área coberta pela biblioteca, localizada no bairro da Saúde, possui 870 metros quadrados, dos quais 731 metros quadrados fazem parte do edifício de três andares, com pavimentos, subsolo, térreo e andar superior, com enormes janelas de vidros.

Inauguração da biblioteca no bairro da Saúde

A biblioteca do Bairro motoboy-saude-biblioteca-amadeu-amaralda Saúde iniciou suas atividades no dia 7 de outubro do ano de 1966, segundo data de registro no livro do ponto do primeiro funcionário, na administração do então Prefeito José Vicente de Faria Lima. A informação do dia exato da inauguração do espaço consta em um histórico no site oficial da Prefeitura Municipal. Naquela época, a biblioteca tinha apenas um pequenino acervo que só poderia ser usado para consulta local.

Já em 14 de julho de 1968, o Departamento Patrimonial da Secretaria de Negócios Internos e Jurídicos efetuou o Termo de Transferência de Administração da biblioteca para a Secretaria Municipal de Cultural.

Biblioteca do bairro da Saúde tem nome alterado

Contudo, no dia 21 de maio de 1976, a então Biblioteca Ramal Jardim da Saúde, como era popularmente chamada, passou por uma alteração significativa em sua nomeação e desde então é oficialmente denominada como: Biblioteca Amadeu Amaral em homenagem ao poeta, folclorista e filólogo paulista.

Ampliação dos serviços da biblioteca

Com a passagem dos anos, a biblioteca, localizada na área que hoje em dia corresponde ao Bairro da Saúde, cresceu em importância e teve mais serviços atribuídos, tais como: empréstimos dos livros de seu acervo, realização de eventos culturais e populares, como por exemplo: encontro com escritores, exposições, cursos, oficinas, seminários, palestras, entre tantos outros acontecimentos que já foram promovidos pela Biblioteca Amadeu Amaral, situada no bairro da Saúde.

Motoboy Saúde, deixando você sempre informado.