Qualquer pessoa já deve ter ouvido fala do MASP, o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, popularmente famoso como MASP. Basicamente, o MASP representa o lugar da arte na Avenida Paulista.

Atualmente, o MASP é um dos princimotoboy-masp-paulista-consolacaopais pontos artísticos da capital paulista. Localizado na Avenida Paulista, centro nervoso da maior cidade do país, o museu é famoso não apenas por seu estilo de arquitetura, e também pelo sensacional conjunto de obras, considerado o mais fantástico da América Latina.

Um museu de arte na Avenida Paulista

O surgimento do MASP ocorreu através da junção de esforços entre o fundador da empresa Diários e Emissoras Associados, Assis Chateaubriand, e o mestre, ativista da mídia e crítico de arte italiano Pietro Bardi. Eles encontraram a ajuda de Edmundo Monteira nesta missão, que os auxilio com sua coragem e mentalidade a frente de seu tempo. Desta forma, o MASP nasceu no dia 2 de outubro 1947, começando uma esplendida jornada. O museu nas proximidades da Avenida Paulista ficou mundialmente conhecido por contar com uma coleção que compreende peças da Antiguidade greco-romana à arte contemporânea.

Rio? Museu é construído na Avenida Paulista

O desejo de Chateaubriand era construir um museu no Rio de Janeiro, entretanto, acabou aceitando que a melhor ideia seria apostar em São Paulo, especificadamente, na Avenida Paulista, como abrigo para seu ponto de cultura, já que na cidade conseguiria recursos para comprar as obras de arte fundamentais para dar sequencia a criação do MASP.

Construção do museu na Avenida Paulistamotoboy-masp-avenida-pauslista-consolacao

O casal Pietro Maria Bardi e Lina Bo Bardi, arquiteta modernista graduada em Roma, responsável pelo design arrojado do prédio que abriga o museu, foi convidado por Chateaubriand para negociar no mercado de arte europeu, então no auge. A arquiteta tentou manter a paisagem da época da cidade, por isso, apostou em um prédio com base em quatro colunas, mantendo um vão livre de 74 metros, na Avenida Paulista.

Inauguração do MASP na Avenida Paulista

A estruturação do MASP ocorreu entre 1656 e 1968. Já sua inauguração aconteceu em 7 de novembro de 1968, com convidados ilustres como a Rainha Elizabeth II, da Inglaterra, em uma festa na Avenida Paulista.