Por dentro do bairro Jardim Paulista é possível encontrar diversas particularidades. Jardim Paulista se localiza na Zona Oeste de São Paulo, entre a Avenida Rebouças, Avenida Paulista, Avenida Brigadeiro Luis Antonio e pela Rua Estados Unidos. Atualmente, a região é dirigida pela Subprefeitura de Pinheiros e ainda ao lado dos bairros Jardim América, Jardim Paulistano e Jardim Europa, compreende a área nobre denominada Jardins.

Geografia do Jardim Paulista

A topografia do bairro Jardim Paulismotoboy-jardim-paulistata mostra partes com modelos bem diferentes: um é plano e vai da Rua Estados Unidos até a Alameda Lorena e segue em frente, as viras rumo a Avenida Paulista, possuem um aclive. A região possui a forma geométrica de um retângulo, sendo desenhado um modelo de ruas paralelas, dando origem a um verdadeiro quadriculado. São 138 quadras formadas por quatro avenidas.

Comércio no Jardim Paulista

A área do Jar dim Paulista conta com inúmeras marcas famosas no país, que se encontram na Rua Oscar Freire e nas proximidades. A lista de marcas consagradas é tão gigantesca que a rua Oscar Freire é considerado a oitava melhor via de comércio de luxo em todo o planeta.

Outro ponto comercial de destaque é a Rua Augusta, que se consagrou ao ditar moda na década de 1960 e hoje em dia, conta com um comercio diverso de bares e lanchonetes. Vale lembrar também o Conjunto Nacional, que fica na Avenida Paulista e conta com restaurantes, cinema e várias lojas, onde abriga a imensa Livraria Cultura. O Jardim Paulista ainda tem duas importantes livrarias: a Fnac, que se situa na Alameda Santos e a Livraria da Vila, que se localiza na Alameda Lorena.motoboy-jardim-paulista-oscar-freire

O bairro Jardim Paulista tem sete supermercados, entre os quais é importante ressaltar o mais antigo, a Casa Santa Luzia. Este estabelecimento é famoso por comercializar finas iguarias do exterior e iniciou suas funções no ano de 1926, época em que a Rua Augusta ainda nem tinha calçamento. Depois, a Casa Santa Luzia migrou para a Alameda Lorena, local em que permanece até os dias de hoje.

Feiras livres o Jardim Paulista

Um tradição popular que não pode ser esquecida na formação do Jardim Paulista são as feiras livres que acontecem nos domingos na Alameda Lorena, nas quartas-feiras na Alameda Fernão Cardim, nas quintas-feiras na Rua Barão de Capanema e nas sextas-feiras, já na Rua Capitão Pinto Pereira.