Nada de chuteira, bola e traves. Em Pirituba, a preferência é por um esporte quase desconhecido no restante do país. Há em toda a região de Pirituba, uma grande tradição no beisebol, esporte bastante popular na América do Norte e na América Central. Dentro da cidade de São Paulo, o bairro é o que conta com o maior número de praticantes não-nipônicos do esporte.

Projeto socmotoboy-projeto-Beisebol-Pirituba-ial ensina a modalidade em Pirituba

De acordo com informações do site Pirituba .Net, o idealizador do projeto é Agnaldo Veríssimo da Silva, que ensina beisebol para crianças carentes, atualmente no CDC Jardim São José. Ele ainda ocupa o cargo de presidente da Associação Brasileira de Beisebol e Softbol e cuida de outros quatro núcleos do esporte em Caieiras, Capão Redondo e Jardim Pery e participa da Associação Brasileira de Beisebol e Softbol Abbs.

Com passagens em instituição de recuperação ainda na adolescência, Verissimo começou por conta própria, ensinando no primeiro dia para apenas sete garotos. Na semana seguinte, o número saltou para 30. Atualmente, as quatro unidades contam com 270 alunos. De acordo com o site de notícias de Pirituba, o projeto recebe o apoio de uma agência de turismo, de uma ONG dos Estados Unidos e ainda recebe doação de material esportivo. Contudo, o esforço vale a pena, já que um dos antigos participantes do projeto de Pirituba se tornou jogador da seleção brasileiro de beisebol.

Rotina de treinamentos em Pirituba

A rotina de treinamentos é intensa. Quatro vezes por semana, cerca de 120 meninos se encontram no Centro de Treinamento Mutinga, em Pirituba, para praticar o esporte por meio período. Aos sábados, a garotada mede suas forças em torneios internos. Além de intensificar os movimentos básicos do esporte, as crianças também aprendem a trabalhar em equipe, se afastar dos problemas, desenmotoboy-time-pirituba-baisebolvolvem habilidades motoras e aprimoram o raciocínio lógico.

Esporte aliado a educação em Pirituba

Para aprender o esporte, é preciso continuar na escola. Por isso, para auxiliar o desempenho da garotada nos estudos, o projeto ainda oferece aulas de reforços e tenta convencer a retornar aos estudos àqueles que abandonaram a escola.

De acordo com o portal Pirituba.Net, a repetência de série é algo comum entre os jogadores. Contudo, um dos grandes objetivos do projeto é modificar essa realidade. Afinal, o beisebol prega a disciplina e o respeito as regras, fatores que acabam influenciando no comportamento dos garotos fora do horários dos treinos. E a formação de cidadãos de caráter é a maior vitória que qualquer treinador poderia desejar.