O bairro da Freguesia do Ó abriga diversas atrações da cidade de São Paulo, incluindo, uma das mais tradicionais escolas de samba, a Rosas de Outro. Entretanto, mais do que fazer parte da maior festa popular do planeta, a escola ofereça aos moradores da Freguesia do Ó outras excelentes possibilidades, como as atividades desenvolvidas em um projeto social.

Fundação do projeto motoboy-projeto-freguesia-do-osocial na Freguesia do Ó

Em 1995, era fundado o Projeto Samba se Aprende na Escola. O grande objetivo era tirar as crianças e adolescentes da Freguesia do Ó das ruas e coloca-las na escola de samba a fim de ensinar a tocar algum instrumento de percussão. Na época, o intuito também era ensinar as novas gerações os valores do samba e formar novos talentos para a escola. No inicio as atividades propostas eram cursos relacionados a atividades da Escola de Samba, para crianças e adolescentes: samba o pé, bateria, mestre–sala e porta-bandeira.

Entretanto em função da situação complicada das crianças, o projeto ficou mais abrangente e também passou a atender adultos e idosos, sempre priorizando o aprendizado e os ensinamentos da vida em sociedade.

Objetivo geral do projeto dentro da Freguesia do Ó

A intenção do projeto é promover novos postos de trabalhos e renda entre os jovens e os idosos que vivem em situação de risco social, não apenas ao redor da Rosas de Ouro, mas, em  toda a comunidade da Freguesia do Ó, por meio de formação profissional e da busca pela própria identidade pessoal e cultural.motoboy-freguesia-do-o-projeto-social

Além disso, as pessoas que frequentam as atividades realizadas o projeto recebem lanches todos os dias, recebem camisetas e roupas de dança – uma espécie de uniforme do projeto, há doação de cestas básicas mensais. E tudo isso é oferecido com a ideia de aumentar a adesão na comunidade e diminuir o abandono dos participantes.

Atividades realizadas na Freguesia do Ó

No Projeto Samba se Aprenda na Escola são oferecidos: cursos profissionalizantes, Oficinas de Dança, Oficinas de Percussão, Atendimento (Psicológico, Odontológico e Consultoria Jurídica), Curso Preparatório para formação cultural ligada a historia do samba (Mestre-sala / Porta-bandeira), Capacitação para o Carnaval Paulista (através dos cursos oferecidos pelo SEBRAE), desenvolvimento de grupos de trabalho (artesanato) e principalmente proporcionar sustentabilidade econômica, social e cultural.