Atualmente, para conseguir um emprego não basta apenas ter disposição e uma carteira de trabalho. O cidadão necessita ter um conhecimento básico de informática e dominar, pelo menos, algumas ferramentas de pesquisa na internet. Entretanto, com boa parte da população ainda lutando para ter o suficiente para sua alimentação, essa preocupação em se preparar para o mercado de trabalho pode ficar em segundo plano.

Entretanto, os moradores do bairro damotoboy-telecentro-bairro-saude Saúde, na cidade de São Paulo, contam com uma boa opção para mudar essa realidade. Com suas portas abertas para a população do bairro da Saúde no dia 20 de agosto de 2008, o Telecentro da Biblioteca Amadeu Amaral possui 20 computadores.

Objetivo do telecentro do bairro da Saúde

De acordo com informações repassadas pela Prefeitura de São Paulo, os telecentros estão espelhados por toda a cidade e são parte fundamental no Programa de Inclusão Digital da Prefeitura da Cidade de São Paulo. O grande objetivo destes telecentros, como a unidade localizada no bairro da Saúde, é a realização de diversos cursos de capacitação para os moradores, que variam de um nível mais básico, como por exemplo: introdução a informática, que tem uma carga de aulas de 20 horas, até planos educacionais de níveis mais avançados.

Outra função atribuída aos telecentros é o desenvolvimento de inúmeras oficinas, que abordam os mais variados assuntos, como educação ambiental, criação de sites, entre outros temas sociais, ambientais e profissionais, sempre com o intuito de oportunizar aos habitantes, neste caso especifico do bairro da Saúde, à inclusão social e melhoria da qualidade de vida.

Estrutura do telecentro no bairro da Saúde

Em cada unidade destes telecentros espalhados pela maior cidade do país existem entre dez a vinte computadores. Destas máquinas cerca de 75% são destinados a formação profissional da população e o restante, aproximadamente 25%, são reservadomotoboy-telecentro-saude-computadors para uso livre das pessoas. Nestas máquinas, o morador pode navegar livremente pela web, fazer pesquisas, ler notícias, participar de bate-papos, redigir documentos, currículos, enviar e receber e-mails, etc.

É importante destacar que nos telecentros, inclusive no bairro da Saúde, é liberada a impressão de documentos, mensagens e informações de interesse dos usuários. E é essencial ressaltar que todos os serviços, cursos e materiais ofertados nos telecentros são completamente gratuitos. Na unidade do bairro da Saúde, o horário de segunda a sexta-feira é das 8 h às 17 horas, e aos sábados entre às 9 h e 16h.