Mais do que antiga, a história do bairro do Morumbi é repleta de curiosidades. Atualmente, o bairro do Morumbi pertence a cidade de São Paulo, sendo administrado pelas subprefeituras do Butantã e de Campo Limpo, na região sudoeste. O nome Morumbi é derivado do idioma indígena tupi, que quer dizer: colina verde. O distrito fica há uma distância aproximada de 15 quilômetros do centro da cidade.

Dentro do bairro, chama a atenção o Hospital Israelita Albert Einstein, referencia nacional, o Palácio dos Bandeirantes – sede do Governo do Estado de São Paulo, a Escola Americana, o Estádio Morumbi e a sede do São Paulo Futebol Clube.

Diversas versões sobre a omotoboy-Fazenda-morumbi-historia-São-Paulo-rigem do Morumbi

No começo do século 19, a região do Morumbi não passava de uma gigantesca fazenda, muito distante da cidade. De acordo com dados históricos, há diversas versões sobre a história da Fazenda Morumby. Há quem diga que o rei de Portugal, Dom João VI presenteou um inglês com o terreno em 1825. Outra versão garante que este inglês se desfez da propriedade por um valor extremamente maior e, posteriormente, a readquiriu.

Daquela época se mantém conservada a Casa da Fazendo Morumbi, um casarão erguido em 1813 a mando do regente padre Antônio Feijó. Atualmente, o casarão está completamente restaurado e abriga um restaurante.

Na vizinhança, é possível encontrar uma capela, que ainda conserva paredes feitas de taipa, costume da época. Novamente, existe uma indecisão sobre a origem da capela. Alguns afirmam que foi erguida para homenagear São Sebastião dos Escravos, enquanto para outros, a construção era utilizada como sepultura pelos donos da fazenda, um costume bastante comum, já que naquele tempo ainda não havia cemitérios.

Transformação do Morumbi residencial de elite

A fazenda passou por diversas mãos até acabou sendo repartida em várias chácaras. Basicamente formado por agricultores, o distrito do Morumbi só obteve algum progresso significativo por volta da década de 1940 após o crescimento de São Paulmotoboy-Cicero-pompeu-toledo-morumbi-estadioo para a região sudoeste. Neste período, a venda do Jardim América rendeu a valorização de toda a localidade e a Companhia Imobiliária Morumby deu início a venda de lotes da antiga fazenda do Morumbi.

Contudo, antes do negócio ser fechado era apresentada uma curiosa condição: era proibida a formação de novas áreas comerciais ou a construção de edifícios. A prática revelou-se um enorme acerto e, logo, famílias de classe média alta passaram a se instalar no região do Morumbi, que se transformou em um sucesso absoluto de vendas.