A história da formação do bairro do Itaim-bibi é bastante antiga. No idioma indígena tupi-guarani, o nome do bairro Itaim-bibi, quer dizer, em partes: Itaim significa pedra pequena e o Bibi faz referencia ao apelido de um dos primeiros proprietários da região, Leonardo Couto de Magalhães. Os moradores se referiam ao local desta forma, Itaim do Bibi, para não correr o risco de confundi-lo com Itaim Paulista.

A área, onde hoje em dia se formou o bairro do Itaim-bibi, era de propriedade de Bento Ribeiro dos Santos Camargo. O terreno era considerado varzeano, inundável e insalubre, sendo assim, era utilizado somente para pesca e caça, mas, possui árvores frutíferas que rendiam alimentos a família.motoboy-Pereira-Coutinho-itaim-bibi

De acordo com informações do histórico da Prefeitura de São Paulo, por volta de 1896, o General José Vieira Couto de Magalhães comprou o lote e seu filho José Couto de Magalhães realizou diversas melhorias ao longo da região hoje correspondente ao Itaim-bibi, contudo, sua morte ainda na juventude, acabou por encerrar de forma precoce a sua vida.

Fixação de residência no Itaim-bibi

Anos depois, um dos irmãos do General, Leopoldo Couto de Magalhães, ocupou permanentemente a fazenda, tomando posse em 1907 e transformando o local na casa de sua família. Até 1916, ano da morte de Leopoldo de Magalhães, a propriedade continuou sob guarda da família. Posteriormente, acabou sendo repartilhada entre os herdeiros diretos.

Essa separação do terreno foi feito pelo filh   o do Bibi, Arnaldo Couto de Magalhães. Segundo informações publicadas no site da Prefeitura de São Paulo, a maior parte do território foi adquirida por comerciantes, homens de ofícios e trabalhadores.

Oficialização do distrito do Itaim-bibi

Conforme registros oficiais, o subdistrito do Itaim surgiu no ano de 1934, ao ser promulgada a lei número 6.731 de 4 de outubro do mesmo ano, na qual, se solicitava a separação de Pinheiro. No ano seguinte, o Itaim-bibi foi repassado para o Jardim Paulista.

Localização do Itaim-bibimotoboy-itaim-bibi-luxo

O bairro do Itaim-bibi está situado nas proximidades dos Jardins e do Morumbi e, atualmente, é considerado um local nobre na cidade. Com o passar do tempo, o cenário sofreu uma mudança drástica. Com o desenvolvimento e a urbanização do Itaim-bibi, o comércio se expandiu e parou de atender somente as necessidades da região, alavancando suas vendas e crescendo para outras áreas. Desta forma, o Itaim-bibi acabou perdendo um pouco da essência de bairro mais popular.