Localizado no bairro da Barra Funda, em São Paulo, o Memorial da América Latina é um espaço diretamente ligado às atividades de cunho artístico e cientifico latino-americano. Com mais de 84 mil metros quadrados na Barra Funda, o imponente conjunto arquitetônico projetado pelo saudoso arquiteto Oscar Niemeyer é uma espécie do berço da cultura do continente na grande São Paulo dentro da Barra Funda.

A ideia de unir definitivamente os paísemotoboy-Memorial-América-Latina-culturas da América Latina é tão antiga quanto a saga de batalhas do século 19 enfrentada por José Marti, San Martin e o líder Simon Bolívar a fim de formar um continente livre e fraterno. O objetivo de transformar toda a América do Sul em uma grande nação acabou perdida com a passagem do tempo.

Resgate da cultura no bairro da Barra Funda

Contudo, na década de 1980, os brasileiros precisavam resgatar a essência de proximidade com o restante da América. Da mesma forma, que nossos vizinhos também demonstravam pouco conhecimento sobre a semelhança histórica, linguística e cultural dos países que falavam o idioma português.

Com o objetivo de resgatar a identidade cultural, foi inaugurado em 18 de março de 1989, o Memorial da América Latina, no bairro da Barra Funda, em São Paulo. O conceito que permeava toda a obra e o projeto artístico em si foi elaborado pelo antropólogo Darcy Ribeiro. De acordo com o site oficial, o Memorial surgiu com a importante tarefa de aproximar as relações culturais, políticas, econômicas e sociais do Brasil com os países da América Latina.

Funções do Memorial da América Latina

Além disso, o Memorial incentiva a pesquisa e ainda trata de anunciar os resultados obtidos. Auxilia a expressão da identidade latino-americana e estimula sua inovação criativa. Outra atribuições do espaço na Barra Funda é a coordenação de ações de instituições cientificas, artísticas e educacionais do Brasil e de outras nações ibero-americanas. E ainda procura divmotoboy-Pavilhão-da-Criatividade-memorialulgar a história e tradições dos povos latino-americanos às novas gerações dentro do bairro da Barra Funda.

Pavilhão da Criatividade já está aberto à visitação

Após um tempo fechado para reorganização e elaboração do inventario de suas peças, o Pavilhão da Criatividade já está acessível para visitação do público. Segundo informações do site do órgão localizado na Barra Funda, o Pavilhão é um show luxuriante de formas, cores, padrões e texturas que só o genuíno artesanato – a arte popular – pode alcançar. Estão à mostra diversos objetivos que fazem parte da memória viva de povos de toda a América Latina, que ainda batalham para manter sua história.