A Avenida Paulista é o grande símbolo da maior cidade do Brasil, São Paulo. A história da Avenida Paulista já conta com mais de um século e o local é, praticamente, o centro financeiro da capital. Vários bancos e escritórios de diferentes setores foram construídos nas proximidades da Avenida Paulista e, em função disto, recebeu a comparação de ser a “Quinta Avenida Brasileira”, por causa da “5th Avenue”, de Nova Iorque, nos Estados Unidos.

Todos os dias, milhões passamotoboy-paulista-maspm pela Avenida Paulista. Pessoas que já se tornaram parte importante no cartão postal de São Paulo. Entretanto, nem sempre este foi o cenário da Avenida Paulista. Na época de sua inauguração, São Paulo não tinha mais do que cem mil moradores, conforme informações históricas da Prefeitura de São Paulo. Já na virada do século 19, transitavam pela avenida bondes, carruagens, cavaleiros e pedestres.

Criação da Avenida Paulista

A Avenida Paulista teve seu projeto assinado por Joaquim Eugenio de Lima que tinha como principal objetivo a criação de uma estrada plana, arejada e bela com um grande canteiro central repleto de jardins, com fisionomia semelhante as avenidas da Europa. Já no ano de 1909, o lugar marcou história ao se transformar na primeira estrada pública do Estado a receber asfalto.

Avenida Paulista se transforma em cartão postal

A fixação da grandeza da Avenida Paulista como um símbolo real de São Paulo começou com a inauguração do Parque Trianon, ainda em 1916. Já contando com uma grande presença de árvores, o lugar tinha um Belvedere, onde os moradores aproveitavam o restaurante e um salão de festas. O lugar rapidamente virou um ponto de encontro da elite da cidade. Já na década de 1950, o mirante cedeu lugar ao MASP.

Já no começo do Século 20, os poderosos da cultura cafeeira se mudaram do interior para a Capital. Desta forma, a Avenida Paulista se tornou um dos mais procuradores bairros residenciais de luxo da cidade. Por muito tempo, a Avenida Paulista prosseguiu como uma área puramente residencial, já que a construção de prédios chegou a ser proibida,

Crescimento da Avenida Paulistamotoboy-avenida-paulista (2)

Contudo em 1950, o comércio cresceu nas margens da Avenida Paulista e os luxuosos casarões cederam espaço aos prédios residenciais e comerciais. Já em 1990, a Avenida Paulista foi agraciada com outra menção honrosa, passando a ser chamada de Wall Street Brasileira, por causa de seu papel essência na economia nacional.