Localizado na Zona Centro-Sul da cidade de São Paulo, o bairro da Saúde, mas, também como Bosque da Saúde, Jardim Saúde, Praça da Árvore ou somente Saúde, está situado em uma área bastante nobre da maior cidade do país. Contudo, a trajetória do bairro da Saúde iniciou de forma bem mais modesta, fazendo parte de um trajeto em que os tropeiros, que cortavam o inteiro do país, utilizavam para fazer paradas esporadicamente durante suas longas viagens.

Bairro da Saúdemotoboy-saude-luxo já foi Cruz das Almas

Esse local de repouso dos viajantes era conhecido popularmente como Cruz das Almas por causa da existência de uma cruz, onde se ascendiam velas e se colocavam imagens de santos para homenagear os entes queridos já falecidos.

Reza a lenda da região que no lugar, atualmente ocupado pelo Bairro da Saúde, dois homens de má índole mataram dois irmãos, que eram tropeiros oriundos do Rio Grande do Sul.

Construção da igreja no bairro da Saúde

Já por volta do ano de 1910, foi construída na área do Bairro da Saúde uma capela para Santa Cruz, no meio das ruas Santa Cruz e Domingos de Morais. E passados sete anos, a capela recebeu honrarias e passou a condição de paróquia, sob a invocação de Nossa Senhora da Saúde.

Já em 1928, começou a ser erguida uma grande igreja. Já a ocupação do Bairro da Saúde ocorreu em torno da igreja com a chegada de imigrantes orientais, europeus, japoneses e alemães. E justamente em função da importância da Igreja de Nossa Senha da Saúde, o bairro foi nomeado Bairro da Saúde. Três anos antes, já foi sido formado o Distrito da Saúde. E a prefeitura, naquele período, guardou uma enorme área, conhecida como Bosque da Saúde, que passou a ser um local muito apreciado pelos moradores, especialmente, para lazer nos finais de semana.

Metrô no bairro da Saúde.motoboy-estacao-saude

Já no ano de 1974, o bairro da Saúde foi um dos pioneiros a receber o Metrô de São Paulo, o que acabou impulsionando a busca por imóveis na região, bem como serviu para crescimento do comércio e do setor de serviço. Desta forma, o Bairro da Saúde se transformou em um dos locais com infraestrutura de qualidade e boa referencia de moradia e trabalho na capital.