Para os pais que moram no bairro do Itaim-Bibi e querem ensinar aos filhos o bom habito da leitura o lugar recomendado é a Biblioteca Anne Frank, uma singela homenagem a jovem escritora, que se tornou um verdadeiro exemplo durante a Segunda Guerra Mundial. A biblioteca é um verdadeiro ponto destinado inteiramente a leitura no bairro do Itaim-Bibi, na cidade de São Paulo.

Bibliotemotoboy-itaim-bibi-biblioteca-anne-frankca infantil no Itaim-bibi

A biblioteca começou a funcionar no Itaim-Bibi no dia 16 de junho de 1947, de acordo com informações históricas disponíveis no site da Prefeitura de São Paulo. Na época, o local contava com salas próprias para leitura e local para empréstimo de livros. Logo após, o espaço no Itaim-Bibi passou a oferecer cinema para as crianças.

Já em 1953, foi colocada pedra fundamental da nova sede, em um lote de 1200 metros quadrados. E dois anos depois, no dia 17 de maio, foi inaugurada de fato, a Biblioteca e o Teatro Infantil do Itaim-Bibi, recebendo o nome em homenagem a Anne Frank.

Conheça a homenageada pela biblioteca do Itaim-Bibi

A jovem que nomeia a biblioteca infantil do Itaim-Bibi é Anneliese Marie Frank, conhecida mundial como Anne Frank, que nasceu em 12 de junho de 1929, na cidade de Frankfurt, na Alemanha. A família de Anne tentou escapar do avanço das tropas nazistas e se escondeu na Holanda, onde o pai de Anne, conseguiu montar um escritório e construir um esconderijo. Por causa dessa rotina reclusa, Anne escrevia em seu diário a fim de se libertar da monotonia. O Diário de Anne Frank, que mais tarde se tornaria um verdadeiro sucesso.

Entretanto, em 1944, o lugar foi invadido pelos nazistas e todos foram aprisionados nos campos de concentração. A jovem Anne veio a falecer em março do ano seguinte. Dois anos depois, o seu pai, único sobrevivente da família, decidiu publicar o diário pessoal da filha. Nestas páginas, Anne Frank contava com detalhes a sua rotina nos dias em que viveu no esconderijo, na Holanda.

Diário se tornou um clássico mundialmotoboy-itaim-bibi-anne-frank-biblioteca

O Diário já foi traduzido para 67 línguas e é um dos livros mais vendidos até hoje em todo o mundo. Além disso, o lugar onde a família de Anne se refugiu dos nazistas ganhou o nome de Anexo Secreto, se transformou em um famoso museu e é visitado por pessoas de todas as nações.