O Palácio dos Bandeirantes, onde está localizada a sede do Governo do Estado de São Paulo, no bairro do Morumbi, foi criado para receber a Universidade Fundação Conde Francisco Matarazzo. Em 1938, o projeto elaborado pelo arquiteto Marcelo Piacentini, possuía colunas, muros lisos e fachada ampla. Contudo, quando começou a ganhar contornos reais, em 1954, sob responsabilidade do engenheiro, Francisco da Nova Monteiro, deixava claro a adesão ao estilo italiano neoclássico.

Palácio se transforma em sede do governo no Morumbi

A obra foi paralisada em funçãomotoboy-Bandeirantes-Palacio-governo-morumbi da falta de recursos e, em 1963, a construção acabou sendo declarado propriedade do Governo Estadual. No ano seguinte, o Governo modificou sua sede para o novo edifício no bairro do Morumbi, concedendo-lhe o nome de Palácio dos Bandeirantes, fazendo uma homenagem direta aos desbravadores que expandiram as fronteiras do Brasil. Atualmente, o lugar tem três atribuições: sedia o Poder Executivo Estadual, é a casa do governador e ainda abriga um museu, situado no Morumbi.

Centro de cultura no bairro do Morumbi

Já na década de 1970, tem origem uma iniciativa de fazer com que Palácio do Morumbi se torne um centro de cultura, com a aquisição de acervo de móveis, objetos e quadros. Neste período, nomes de prestigio como Oswald de Andrade, Paulo Mendes de Almeida, Sílvia Sodré Assunção, Marcelo Ciampolini e Pedro Antonio de Oliveira Neto formaram uma comissão e deram início ao processo de compra de obras de arte, fazem parte do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios Governamentais.

Visitação com entrada gratuita no bairro do Morumbi

O Hall Nobre exibe painéis de Antonio Henrique do Amaral, Clóvis Graciano, Candido Portinari, Djanira Motta e Silva, Tomie Ohtake, Alfredo Volpi e Aldemir Martins. No Salão dos Despachos, estão as obras de Theodoro José da Silva Braga, Osmotoboy-palacio-bandeirantes-morumbicar Pereira da Silva, Benedito Calixto e Pedro Américo, retratando fatos e cenários do Estado.

O jardim cobre cerca de 70% da propriedade no Morumbi. Neste espaço, estão duas mil árvores: pau-brasil, ipê amarelo, ipê rosa, palmeira jerivá, castanheira, cedro-do-líbano, jequitibá rosa, quaresmeira, jatobá, jacarandá mimoso, que dividem o espaço com mais de 40 espécies de aves como pica-paus amarelo e negro, quero-quero, joão-de-barro, tico-tico, alma-de-gato e o sabiá-laranjeira.

Os interessados podem visitar o Palácio dos Bandeirantes, no bairro do Morumbi, de terça-feira à domingo, das 10h às 17h, com passeios de hora em hora com supervisão de guias. Não é cobrado nada para conhecer a sede do governo no Morumbi, afinal, a entrada é gratuita.